Balanceamento e geometria ou alinhamento: qual a diferença entre eles?

Uma das questões mais importantes em relação a veículos pesados é a sua manutenção preventiva. Para isso, é necessário que alguns aspectos sejam levados em consideração, regularmente, em sua revisão. Alguns dos principais são o balanceamento e geometria ou alinhamento. Embora, em muitos casos, essas revisões ocorram apenas quando há sinal de algum problema, o correto é fazê-las dentro de períodos específicos de tempo.

Além do aspecto da segurança, há de se considerar a economia ao se realizar balanceamento e geometria ou alinhamento periodicamente. Isso porque, uma vez em condições apropriadas, os caminhões têm mais disponibilidade para serem usados.

Dessa maneira, para entendermos melhor a importância dessas três instâncias da manutenção de caminhões, é indispensável que a diferença entre balanceamento e geometria ou alinhamento seja compreendida. Para tanto, listamos alguns dos principais elementos que correspondem a cada uma delas.

Balanceamento: o que é e quando fazer?

O balanceamento pode ser resumido como a correção da distribuição de peso sobre cada uma das rodas do veículo. Isso impacta na qualidade e na segurança das viagens, pois propicia estabilidade e maior conforto durante o transporte de cargas. Além disso, contribui com um menor desgaste das peças e componentes dos pneus, rodas e eixos do veículo.

É importante que o balanceamento do caminhão seja feito, sobretudo, quando houver trepidação das rodas ou no volante. Esse é um sinal claro de que algo de errado está acontecendo com os pneus. O que ocorre nesses casos é que as buchas e borrachas estão desgastadas, ocasionando esses tremores.

 Em linhas gerais, o balanceamento dos caminhões é realizado em duas etapas:

  1. Balanceamento estático: nessa etapa, a vibração vertical da roda do caminhão é medida, com o objetivo de verificar se é necessária a adição de contrapesos para que a distribuição dos pesos sobre os eixos seja igualada;
  2. Balanceamento dinâmico: depois de equilibrados os pesos na etapa anterior, a próxima etapa consiste em verificar o posicionamento das rodas. Nesse momento, o objetivo é conferir se os pesos se apoiam na parte externa ou interna.

Geometria ou alinhamento: o que é e quando fazer?

A geometria ou alinhamento corresponde ao processo de alinhar o posicionamento das rodas com o volante. Ele é extremamente importante, pois garante que haja uma performance adequada no veículo durante o transporte. Nesse sentido, a geoetria de caminhões pode ser feito de três diferentes formas, que são as seguintes:

  1. Alinhamento óptico: verificação do alinhamento a partir do uso de lasers ópticos fixados nas rodas. Eles são capazes de verificar se a linha projetada mantém o mesmo nível e direção;
  2. Alinhamento computadorizado: nesse caso, o alinhamento é feito a partir da fixação de sensores nas rodas. Elas enviam dados acerca do alinhamento, que são avaliados via sofware;
  3. Alinhamento 3D: consiste na combinação de sensores e câmeras, que verificam e reproduzem o caminhão em uma tela 3D. Com esse tipo de recurso, é possível simular distintos cenários, além de permitir que possíveis desalinhamentos sejam medidos.

Realizar o alinhamento de caminhões resulta em uma série de benefícios. Estes são os principais:

● Redução do consumo do combustível: com as rodas nos locais corretos, o esforço realizado pelo motor é menor;

● Conservação dos pneus: com a diminuição do atrito dos pneus, eles ficam conservados por mais tempo;

● Aumento da vida útil das peças mecânicas: uma vez que o alinhamento é feito com a frequência recomendada, as peças do caminhão sofrem menos danos e duram por mais tempo.

Dessa maneira, pode-se dizer que a geometria do caminhão deve ser feita sempre que o alinhamento desregular. E isso pode ocorrer por diversos fatores, como buracos na pista, batidas e desgaste excessivo dos pneus. Com a geometria, tanto o desalinhamento da suspensão como a barra de direção do veículo são corrigidos.

A Rodovale faz balanceamento e geometria ou alinhamento com excelência há três décadas

Compreender os procedimentos mais importantes para a correta manutenção de caminhões é o primeiro passo para que o veículo mantenha-se seguro e confortável. Contudo, para que esses serviços de balanceamento e geometria ou alinhamento sejam feitos corretamente, é preciso que bons profissionais estejam envolvidos. Caso contrário, o veículo também passa a sofrer riscos sérios de ter seu desempenho diminuído. Além disso, a segurança dos passageiros e cargas pode ser comprometida.

Para não correr nenhum desses riscos, o melhor a ser feito é acionar uma empresa que entende do assunto e que trabalha há mais de trinta anos com isso. A Rodovale preenche todos esses requisitos, contando com uma equipe altamente qualificada. Entre em contato conosco.

balanceamento e geometria ou alinhamento
(Foto: Prostooleh/Freepik)

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Posts Relacionados: