Como fazer o transporte de citros

(Foto: standret/Freepik)

Por se tratarem de alimentos perecíveis, os citros necessitam de uma atenção especial no que se refere às condições de transporte. Por isso, a pergunta “como fazer o transporte de citros?” é tão relevante nesse contexto. Os principais pontos a serem atentados dizem respeito aos seguintes:

● Acondicionamento refrigerado

● Empilhamento correto dos alimentos

● Equipamentos adequados

 A seguir, pontuaremos cada um desses aspectos, explicando como fazer o transporte de citros de maneira correta. Dessa forma, características como temperatura, conservação e qualidade deverão ser controladas, garantindo que não haja nenhum dano no alimento durante o seu transporte.

1.  Acondicionamento refrigerado

Para se fazer o transporte de citros, um dos principais pontos de atenção diz respeito ao acondicionamento refrigerado. Isso quer dizer que é preciso que as frutas sejam transportadas com condições de temperatura e refrigeração específicas. Caso contrário, as chances de serem danificadas são significativas.

Nesse sentido, para que essa condição seja cumprida, vale atentar-se às seguintes características:

 ● Temperatura

● Umidade

Esses pontos são especialmente importantes pelo fato de que, desde o momento em que são removidos da planta, os citros continuam a respirar e transpirar. Por isso, suas demandas por água e nutrientes continuam presentes. Desta forma, para suprí-las, eles utilizam as reservas energéticas acumuladas. Logo, quanto menor a temperatura do ambiente, menor será o consumo da reserva de nutrientes, garantindo que a sua qualidade se mantenha.

Além disso, a umidade do ar também pode afetar a qualidade dos citros, pois, se for muito baixa, ocasiona desidratação. O contrário também é prejudicial, ou seja, se for muito alta, pode gerar problemas com a maturação excessiva.

2.  Empilhamento correto dos alimentos

Aqui, algo que está em jogo é a circulação do ar. Nesse sentido, é preciso que seja feito o empilhamento correto dos citros na câmara fria, sem bloquear a passagem de ar. Dessa forma, o empilhamento adequado e a circulação de ar apropriada na câmara fria ajudam a diminuir as flutuações de temperatura.

Como já foi visto, o fato de os citros serem perecíveis faz com que a importância das condições do ambiente sejam potencializadas. Se não for controlado, esse aspecto pode danificá-los completamente, comprometendo seu aproveitamento e posterior consumo. Nesse sentido, para reduzir a chance de proliferação de microrganismos, o transporte de citros precisa se atentar ao contato dos mesmos com outras substâncias. Para tanto, durante o empilhamento, é preciso que se cuide a respeito de como será feita a reunião de diferentes alimentos, tendo em vista que um deles pode contaminar outros.

Dessa forma, os produtos podem exigir colocação em prateleiras ou estrados, com objetivo de reduzir sua exposição a diversos tipos de risco. Caso o espaço de armazenamento seja aberto durante o trajeto, grandes estragos podem acontecer.

3.  Equipamentos adequados para o transporte de citros

Para fazer o transporte de citros de maneira correta, é necessário que haja equipamentos adequados para garantir sua segurança e qualidade. Além disso, algumas características precisam ser consideradas em relação ao seu estado e natureza, tais como:

●      Apresentar o Certificado de Vistoria;

●      Conter estruturas plásticas para organizar e proteger os alimentos;

●      Transitar com os alimentos somente durante o período exigido para fazer entregas;

●      Ter condições de higiene adequadas;

●      Contar com um aparato de refrigeração compatível com as necessidades dos produtos.

Nesse sentido, é importante que se tenha em mente as exigências premeditadas pela legislação, de modo que nenhum problema legal seja enfrentado. Dentre as regras mais importantes, estão, como já visto, o controle de temperatura, a higiene e o tempo da viagem. Para tanto, os equipamentos utilizados no transporte de citros devem ser pensados no sentido de evitar riscos de contaminação e dano aos alimentos. Além disso, devem ser usados materiais para proteger e fixar a carga, como plásticos e cordas, devidamente desinfetados antes do uso.

A Rodovale é sua parceira no transporte de citros

Para garantir que todas essas exigências sejam cumpridas, nada mais eficaz do que contar com profissionais preparados para atender a cada uma delas. Especialmente no que diz respeito a alimentos perecíveis, existe um cuidado reforçado por parte dos órgãos reguladores.

Para a Anvisa, a categoria de perecíveis inclui “produtos alimentícios, alimentos in natura, produtos semipreparados ou produtos preparados para o consumo que, pela sua natureza ou composição, necessitam de condições especiais de temperatura para a sua conservação”.

Portanto, não hesite em contar com quem entende do assunto. A Rodovale tem os implementos ideais para fazer o transporte de citros. Entre em contato conosco e obtenha toda a orientação e equipamentos de primeira linha!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Posts Relacionados: