Como fazer o transporte de trigo de maneira adequada

O trigo é o segundo cereal mais cultivado no mundo, depois do milho. O consumo no Brasil é de aproximadamente 11,4 milhões de toneladas ao ano. Desse número, um pouco mais da metade é produzido em território nacional e o resto é importado. Diante de tamanha quantidade de grãos circulando, como fazer o transporte de trigo de maneira adequada?

Transporte de trigo pelo modal rodoviário

O transporte de trigo pode ser feito por diversos modais. Para distâncias maiores, são usados os modais marítimo e ferroviário. Contudo, o cereal geralmente passa pelo modal rodoviário em alguma parte do percurso. 

Por se tratar de uma carga muito delicada, é preciso ter muito cuidado e planejamento para movimentá-la. A perda da carga é um dos problemas na hora do transporte de trigo. Isso pode acontecer por deterioração dos grãos ou vazamento. A segurança também deve ser levada em conta. Por se tratar de uma carga valiosa, ela é visada por assaltantes.

Como evitar a deterioração de grãos

Um grande desafio é manter a qualidade do produto durante o trajeto. Isso acontece porque o cereal é muito sensível à umidade. Antes de realizar o transporte do trigo, é importante que o grão esteja limpo. Ele deve ser armazenado em ambientes bem vedados, na temperatura ideal, em locais frescos e secos.

Ademais, quanto mais ágil e rápida for a viagem, menor a chance de degradação da mercadoria. Dessa maneira, é preciso planejar bem a logística e pensar na rota, nas pausas e no cronograma de maneira eficaz.

Além disso, tanto o caminhão quanto o implemento rodoviário precisam ser adequados para o peso e o tipo desta mercadoria e estar em condição de pegar a estrada. Problemas mecânicos e estruturais geram riscos e atrasos que causam muitos prejuízos.

Contar com uma oficina de confiança como a Rodovale aumenta a segurança da sua operação. Nela, você faz manutenções preventivas, preditivas e corretivas do seu caminhão e do implemento. É fundamental assegurar-se que freios, óleo, pneus, embreagem e outros itens do veículo estejam prontos para viajar.

Como evitar o derramamento de grãos

Para evitar vazamentos, a carroceria também deve ser checada. As frestas causadas pelo desgaste das tampas do equipamento aumentam a chance de o grão escapar. Outras medidas para evitar o vazamento durante o transporte de trigo é assegurar-se que a carroceria esteja bem vedada antes de começar a viagem. Ela deve ter um bom revestimento, estrutura e assoalho.

No caso de que aconteça um imprevisto e os grãos escaparem pela carroceria, o motorista deve ser instruído a parar imediatamente para avaliar o problema. Se possível, o caminhoneiro deve fazer o reparo na hora.

Para prevenir derramamentos, o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução Contran nº 441, em 2013. Ela “dispõe sobre o transporte de cargas de sólidos a granel nas vias abertas à circulação pública em todo o território nacional”. Ainda resolve, entre outros:

“Art. 1º O transporte de qualquer tipo de sólido a granel em vias abertas à circulação pública, em veículos de carroçarias abertas, somente será permitido nos seguintes casos:

I – veículos com carroçarias de guardas laterais fechadas;

II – veículos com carroçarias de guardas laterais dotadas de telas metálicas com malhas de dimensões que impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado.

§1º As cargas transportadas deverão estar totalmente cobertas por lonas ou dispositivos similares, que deverão cumprir os seguintes requisitos:

I – possibilidade de acionamento manual, mecânico ou automático;

II – estar devidamente ancorados à carroçaria do veículo;

III- cobrir totalmente a carga transportada de forma eficaz e segura;

IV- estar em bom estado de conservação, de forma a evitar o derramamento da carga transportada. 

§2º A lona ou dispositivo similar não poderá prejudicar a eficiência dos demais equipamentos obrigatórios.”

Rodovale: soluções para transporte de trigo

Rodotrem basculante graneleiro Rodovale

Como se pode perceber, as carrocerias utilizadas precisam garantir a qualidade e a integralidade do grão durante toda a viagem. Os tipos mais recomendados são as graneleiras ou basculantes. Elas são ideais, já que facilitam o acesso à mercadoria durante o carregamento e descarregamento. Ainda protegem a carga da exposição a água, sol e calor.

Aqui na Rodovale, temos uma linha completa de implementos rodoviários. Em nossa linha agrícola, são diversos os modelos adequados para o transporte de trigo. Entre eles, estão o Rodotrem Basculante Graneleiro, o Basculante Meia Cana ou Especiais, o Reboque/Julieta Basculante 04 eixos e o Reboque/Julieta Basculante 03 eixos.

Rodotrem Graneleiro Rodovale

O trigo no Brasil

O grão é tão importante para o país que ganhou uma data especial para ele: o Dia Nacional do Trigo é celebrado anualmente em 10 de novembro.  O Brasil ocupa a 15ª posição do ranking mundial de produção. A expectativa de produção é 8,19 milhões de toneladas para 2021. A safra de 2020 fechou em 6,2 milhões de toneladas.

A região Sul do país é destaque no plantio e colheita. O Paraná é o líder brasileiro (com previsão de 3,05 milhões de toneladas para 2021). Ele é seguido do Rio Grande do Sul (com 2,3 milhões de toneladas previstas). Juntos, estes Estados representam 86% da produção nacional. 

O trigo no mundo

A estimativa de área plantada de trigo no mundo para a safra atual é de 224,6 milhões de hectares. A produção global desse cereal atinge cerca de 776,9 milhões de toneladas. União Europeia, China, Índia, Rússia, Estados Unidos, Ucrânia, Austrália,Paquistão, Canadá e Argentina são os dez maiores produtores de trigo do planeta.

transporte de trigo
(Foto: Avinash Kumar / Unsplash)

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